Corpo Brincante
Ministrante: Valéria Pinheiro / Cia. Vatá
(Como residência artística ou como oficina de 4h. A experiência se dá na imersão da técnica.
Como Residência Artistica:
O "Corpo Brincante" desenvolvido pela Cia Vatá, é o carro chefe de seu modus operandi. Ao longo desses últimos 2=35 anos nas pesquisas dos ritmos e danças tradicionais, que começaram pelo Ceará, seguiram pelo nordeste brasileiro, e mais tarde incorporamos elementos de danças e ritmos tradicionais de diversos países por onde caminhamos aplicando o corpo brincante: países africanos (Cabo Verde, Marrocos, Gana), Europeus (Espanha, Portugal, Hungria, França e Alemanha), Canadá e muito fortemente danças e ritmos do universo latino americano (Panamá, Colômbia, Uruguai, Argentina etc), e finalizamos com mergulho na Santeria cubana, onde apreendemos vários ritmos e danças como o Gua Gua Co).
O Corpo Brincante como técnica desenvolvida, tem como premissa o convite a "Brincar", onde qualquer sujeito que experimente, de imediato, "desarma" e entra em contato com sua própria ancestralidade.
Utilizamos os tambores como elemento de ligação entre a tradição e a contemporaneidade, para expressar desejos, dúvidas, possibilidades, atos hipotéticos e subjetivos.
Os pensamentos formam um caminho e o presente é uma constante escolha inevitável. Esta residência tem como proposta exercícios com elementos que buscam sensibilizar e permeabilizar (promover abertura mental e física ) ao sujeito, tanto interna como externamente.
Ao conquistar esse estado de corpo, vestido de atenção, abertura e expansão, será proposto um ambiente baseado em técnicas de composição coreográfica e pautas de improvisação.
Trabalharemos sobre o material da Cia Vatá, o que vimos levantando de discursos coreográficos entre 2000 e 2023, na metodologia e nas ferramentas empregadas para sua criação. E mergulharemos com os residentes, em busca de um tema que possa ter emergido quando da aplicação do corpo brincante. Esse tema será pauta de reflexão e desenvolvimento pra uma possível performance na culminância da residência.
Este trabalho nos permitirá:
✓ Observar padrões de movimento e seu significado simbólico. Com posterior possibilidade de pinçarmos corporeidades pra levantamento de performances.
✓ Descobrir, explorar e experimentar novas maneiras de existir, a partir da dançca pessoal, que o corpo brincante possibilitará.
Comunicação.
✓ Utilizar a repetição como elemento discursivo.
✓ Obter ferramentas para o desenvolvimento criativo de um projeto performático.
“Somos brincantes. Vamos experimentando o fazer harmonioso das obras da Cia Vatá desde 2000 até 2023, numa troca cheia de folia e festa, colocando no ‘terreiro’ o que a tradição nos ensinou e nos ensina, mas nos deixando vetorizar pelas linhas contemporâneas da música, dança, teatro e poesia!” - Valéria Pinheiro
O "Corpo Brincante" desenvolvido pela Cia Vatá, é o carro chefe de seu modus operandi. Ao longo desses últimos 2=35 anos nas pesquisas dos ritmos e danças tradicionais, que começaram pelo Ceará, seguiram pelo nordeste brasileiro, e mais tarde incorporamos elementos de danças e ritmos tradicionais de diversos países por onde caminhamos aplicando o corpo brincante: países africanos (Cabo Verde, Marrocos, Gana), Europeus (Espanha, Portugal, Hungria, França e Alemanha), Canadá e muito fortemente danças e ritmos do universo latino americano (Panamá, Colômbia, Uruguai, Argentina etc), e finalizamos com mergulho na Santeria cubana, onde apreendemos vários ritmos e danças como o Gua Gua Co).
O Corpo Brincante como técnica desenvolvida, tem como premissa o convite a "Brincar", onde qualquer sujeito que experimente, de imediato, "desarma" e entra em contato com sua própria ancestralidade.
Utilizamos os tambores como elemento de ligação entre a tradição e a contemporaneidade, para expressar desejos, dúvidas, possibilidades, atos hipotéticos e subjetivos.
Os pensamentos formam um caminho e o presente é uma constante escolha inevitável. Esta residência tem como proposta exercícios com elementos que buscam sensibilizar e permeabilizar (promover abertura mental e física ) ao sujeito, tanto interna como externamente.
Ao conquistar esse estado de corpo, vestido de atenção, abertura e expansão, será proposto um ambiente baseado em técnicas de composição coreográfica e pautas de improvisação.
Trabalharemos sobre o material da Cia Vatá, o que vimos levantando de discursos coreográficos entre 2000 e 2023, na metodologia e nas ferramentas empregadas para sua criação. E mergulharemos com os residentes, em busca de um tema que possa ter emergido quando da aplicação do corpo brincante. Esse tema será pauta de reflexão e desenvolvimento pra uma possível performance na culminância da residência.
Este trabalho nos permitirá:
✓ Observar padrões de movimento e seu significado simbólico. Com posterior possibilidade de pinçarmos corporeidades pra levantamento de performances.
✓ Descobrir, explorar e experimentar novas maneiras de existir, a partir da dançca pessoal, que o corpo brincante possibilitará.
Comunicação.
✓ Utilizar a repetição como elemento discursivo.
✓ Obter ferramentas para o desenvolvimento criativo de um projeto performático.
“Somos brincantes. Vamos experimentando o fazer harmonioso das obras da Cia Vatá desde 2000 até 2023, numa troca cheia de folia e festa, colocando no ‘terreiro’ o que a tradição nos ensinou e nos ensina, mas nos deixando vetorizar pelas linhas contemporâneas da música, dança, teatro e poesia!” - Valéria Pinheiro
Sobre a oficina Corpo Brincante :
OFICINA de Dança CONTEMPORÂNEA “Corpo Brincante”
O objetivo dessa oficina é trazer pra perto da arte, através das danças e ritmos do universo tradicional nordestino brasileiro: artistas, profissionais ou não, de artes cênicas, interessados em conhecer possibilidades do corpo, através de instrumentalização calcadas em matrizes provindas das danças e ritmos do universo tradicional nordestino e elementos da dança contemporânea.
Acreditamos que a dança e os ritmos provindos da tradição cearense, nordestina, brasileira, poderão fazer com que esses participantes entrem em contato com sua memória corporal e, assim, poderão, através dela, traçar caminhos pelo corpo que contribuirão pra uma identificação mais real de sua identidade.
Acreditamos na força dos ritmos e danças brasileiras como ferramentas pra modificar e calçar uma cidadania e construir ou mapear ações futuras.
Na oficina que hora apresentamos nesta proposta, os participantes entrarão em contato com essa técnica de “brincar” nos ritmos tradicionais nordestinos e através dela estarão aptos a instigarem o corpo em busca de sua memória, trazendo a tona sua própria historia. Chamamos essa memória de “dança pessoal”, e tomando emprestado da dança contemporânea técnicas como contato e improvisação, já adaptadas às matrizes provindas de nossas danças tradicionais, como côco, maracatu, cavalo-marinho, caboclinho, cabaçal, baião etc., acreditamos ser possível essa modificação e o contato com um mundo mais real do universo contemporâneo que nos atravessa.
Através de matrizes provindas do corpo “brincante”, o participante terá oportunidade de explorar as possibilidades de expansão do seu próprio corpo, abrindo seu leque de movimentação e textura. Esse corpo, quando em contato com a técnica do corpo brincante, ampliará seu raciocínio e destreza, entrará em harmonia com o ritmo por ele criado, abrindo seu leque de movimentação e permitindo criar um mosaico de movimentos que mais tarde poderá, em composição coreográfica, dirigida ou não, desenhar o espaço e fazê-lo habitar por ritmos.
O conteúdo será dividido da seguinte maneira:
Carga horária diária:
A cada final de trabalho, tendo-se em vista que os participantes do workshop já estarão impressos desse corpo, investigaremos, através de jogos e técnicas de composição coreográfica, as possibilidades desse corpo no espaço e na cena.
Observação:
OFICINA de Dança CONTEMPORÂNEA “Corpo Brincante”
- Apresentação:
O objetivo dessa oficina é trazer pra perto da arte, através das danças e ritmos do universo tradicional nordestino brasileiro: artistas, profissionais ou não, de artes cênicas, interessados em conhecer possibilidades do corpo, através de instrumentalização calcadas em matrizes provindas das danças e ritmos do universo tradicional nordestino e elementos da dança contemporânea.
Acreditamos que a dança e os ritmos provindos da tradição cearense, nordestina, brasileira, poderão fazer com que esses participantes entrem em contato com sua memória corporal e, assim, poderão, através dela, traçar caminhos pelo corpo que contribuirão pra uma identificação mais real de sua identidade.
Acreditamos na força dos ritmos e danças brasileiras como ferramentas pra modificar e calçar uma cidadania e construir ou mapear ações futuras.
Na oficina que hora apresentamos nesta proposta, os participantes entrarão em contato com essa técnica de “brincar” nos ritmos tradicionais nordestinos e através dela estarão aptos a instigarem o corpo em busca de sua memória, trazendo a tona sua própria historia. Chamamos essa memória de “dança pessoal”, e tomando emprestado da dança contemporânea técnicas como contato e improvisação, já adaptadas às matrizes provindas de nossas danças tradicionais, como côco, maracatu, cavalo-marinho, caboclinho, cabaçal, baião etc., acreditamos ser possível essa modificação e o contato com um mundo mais real do universo contemporâneo que nos atravessa.
- Justificativa:
Através de matrizes provindas do corpo “brincante”, o participante terá oportunidade de explorar as possibilidades de expansão do seu próprio corpo, abrindo seu leque de movimentação e textura. Esse corpo, quando em contato com a técnica do corpo brincante, ampliará seu raciocínio e destreza, entrará em harmonia com o ritmo por ele criado, abrindo seu leque de movimentação e permitindo criar um mosaico de movimentos que mais tarde poderá, em composição coreográfica, dirigida ou não, desenhar o espaço e fazê-lo habitar por ritmos.
- Objetivos:
- Dar oportunidade a pessoas ligadas ou não as artes cênicas de, através da dança, entrar no universo da arte;
- Entrar em contato com a técnica do “corpo brincante”
- Conhecer o “sapateado brasileiro” provindo das danças e manifestações populares, tão vivas ainda no sertão do Brasil;
- Conhecer uma técnica que agencia encontros, propicia prazer dentro de um universo lúdico, Técnica que vem sendo desenvolvida por nós ao longo desses últimos 23 anos;
- Conhecer um pouco das danças e ritmos da tradição do Brasil, ampliando assim o leque que compõe nossa historia;
- Ampliar o mosaico de movimentos do corpo, através de jogos rítmicos e dirigidos, tendo como mote as matrizes provindas das danças tradicionais brasileiras;
- Experimentar esse corpo “brincante” em técnicas da dança contemporânea.
- Metodologia:
- Introdução teórica aos ritmos e danças tradicionais a serem trabalhadas na oficina, com ilustração através de vídeo;
- Introdução à técnica do sapateado americano:
- Exercícios básicos de coordenação cruzada;
- Exercícios rítmicos;
- Combinações e rotinas;
- Exploração do corpo no ritmo por ele criado;
- Introdução às Matrizes e Ritmos provindos do baião, cabaçal, maracatu e côco;
- Experimentação do corpo em matrizes provindas das danças e ritmos tradicionais brasileiros;
- Jogos rítmicos e composição coreográfica no ritmo;
- Introdução à técnica do sapateado brasileiro e sua comparação com a técnica do sapateado americano;
- Exploração das síncopes rítmicas tão presentes em ritmos brasileiros;
- Exercícios rítmicos em tempo composto;
- Introdução ao time step em tempo sincopado;
- Exploração do corpo que sapateia em tempo sincopado;
- Composição coreográfica;
- Conteúdo Programático:
- Passeio pela história das danças e ritmos que pretendemos utilizar, aproximando o pensamento dos Mestres da tradição ao pensamento acadêmico;
- Trabalho de relaxamento corporal através da técnica de Alexander, como início de trabalho corporal;
- Introdução à técnica do sapateado americano;
- Exploração do conteúdo provindo das técnicas do sapateado americano aos ritmos nordestinos, onde recortamos o cabaçal, baião, maracatu e côco;
- Introdução à técnica do “sapateado brasileiro”;
- Exploração desse conteúdo em técnicas da dança contemporânea, como contato e improvisação, com o corpo cujo espaço funciona como instrumento de percussão;
- Introdução à composição coreográfica, tendo como mote o “corpo brincante”.
- Carga Horária:
- Trabalhos realizados em 4.0h horas por workshop (podendo ser dividido em duas aulas de 2 horas)
O conteúdo será dividido da seguinte maneira:
Carga horária diária:
- 30 minutos de teoria sobre o ritmo e dança a serem explorados no dia; (apresentação de vídeo ilustrativo);
- 30 min da Técnica de Alexander, preparando o corpo para o exercício prático da dança e ritmo explorado no dia;
- 30 min hora de técnica do sapateado americano;
- Intervalo de 10 minutos;
- 1,0 h de Introdução à técnica da dança tradicional recortada pra esse dia (baião xaxado, cabaçal, maracatu ou côco);
- 30 minutos de Introdução da técnica do sapateado brasileiro à dança e ritmo recortado pro dia, com possível experimentação em composição coreográfica;
A cada final de trabalho, tendo-se em vista que os participantes do workshop já estarão impressos desse corpo, investigaremos, através de jogos e técnicas de composição coreográfica, as possibilidades desse corpo no espaço e na cena.
- Público Alvo:
- Bailarinos, músicos, atores, simpatizantes de dança/tetro/música com ou sem experiência em dança, com ou sem experiência corporal em qualquer técnica. Nosso intuito também é introduzi-los à técnica do “corpo brincante”, tendo como linguagem mestra o “sapateado brasileiro”.
- Número de Alunos por Turma:
- Para melhor aproveitamento da turma, no máximo, 20 alunos por turma.
- Faixa Etária:
- Acima de de 12 anos.
- Infra-Estrutura:
- Espaço:
- Equipamentos Necessários:
- Som:
- Caixa de som ativa;
- Instrumentos pertencentes a Cia Vatá:
- Material de percussão: (congas, djamber, pandeiro, tamborim, zabumba, alfaia ,bonguinho, caxixis, e efeitos);
- Material de harmonia: Rabeca, calimba, violino, escaleta e guitarra.
Observação:
- Alternamos nosso trabalho entre música eletrônica e instrumentos de percussão, por nós manipulados ou por um percussionista convidado - material que poderá ser útil na manipulação pelos participantes, junto ao ritmo estudado no dia, ampliando em cada um, a possibilidade de lidar com esses instrumentos.
- Através de TV (precisamos da internet) entraremos no universo a ser explorado, apresentando vídeo de Mestres da cultura tradicional cearense, nordestina, brasileira, com os quais estudamos e construímos nossa técnica.