Escola de Musicais - O Corpo Brincante no Território Quilombo
Uma experiência estética dentro da cultura popular brasileira/nordestina com crianças de 6 a 12 anos
III Edital Cultura e Infância - Lei Paulo Gustavo 2024/2025
Escola de Musicais para Crianças - Colônia de férias para Curumins : gratuito -
É um projeto em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará através do III edital Cultura Infância 2024/2025, com execução em 2025, no Quilombo dos Souza no município de Jardim, na Região do Cariri, no sul do Ceará.
Uma realização do Ponto de Cultura ABCVATA/Cia Vatá, através da Lei Paulo Gustavo.
Essa iniciativa em formação para infância, nasce em dezembro de 2017/2018, com encontros semanais, durante as férias escolas. 30 crianças participaram dessa 1a edição, que aconteceu no Café Teatro das Marias, em Fortaleza-Ce.
A segunda edição aconteceu no Quilombo dos Souza, na zona rural de Porteiras, durante as férias escolares da E.E.F.M Maria Pinheiro Cardozo em 2023. Aqui 40 crianças tiveram acesso ao projeto.
Desde 2000, quando da constituição da Cia. Vatá (Companhia de Brincantes Valéria Pinheiro), procuramos incluir em nossa grade de ações o núcleo Infância, por meio da construção de uma rede de ações educacionais essenciais para a transformação de jovens e crianças.
De 2006 a 2012, oferecemos gratuitamente oficinas de dança, teatro, percussão, música e artes circenses, por meio de diversos projetos em parceria com o poder público (Município, Estado e Federação).
Em abril de 2018, nos mudamos para a área rural, no sertão do Cariri, no município de Jati. Foi nesse momento que nasceu o “Eco Marias do Sertão”, um ponto de cultura que visa unir natureza e cultura, seguindo nossa trajetória de mais de 20 anos em Fortaleza.
Na Zona Rural, tudo é mais escasso, e poucas informações sobre arte e cultura chegam até as crianças. Os quilombos dos Souza e Quilombo dos Mulatos recebem ainda menos oportunidades no universo das artes e da cultura. É nesse contexto que entendemos ser possível levar arte e cultura por meio de oficinas de dança, música e construção de instrumentos percussivos, proporcionando às crianças o sonho, mas também a realidade, de sua ancestralidade.
Nesta 3ª edição, estamos fincando âncoras no Quilombo dos Souza (Porteiras-Ce) e Mulatos (Jardim-Ce) e trouxemos oficinas que permitiram, a cada criança presente, entrar em contato com sua ancestralidade de forma lúdica e divertida.
A oficina de construção de tambores afro-ameríndios, ministrada pelo Mestre Vanildo Franco, foi seguida de aulas de percussão canto em modas tradicionais do universo afro-brasileiro, nas quais as crianças aprenderam a tocar cada tambor construído. Para finalizar, oferecemos aulas de dança criativa, permitindo que esse corpo pequeno entrasse em contato com sua dança ancestral.
Foram 8 semanas entre produção, realização e pós produção de colônia de férias, repletos de diversão e aprendizado, criando memórias afetivas que marcaram o tempo de infância dessas crianças.
Acreditamos que tocar tambor, dançar e cantar são ferramentas importantíssimas para aumentar a criticidade dessas crianças. Após esta “Colônia de Férias”, acreditamos que cada uma delas saiu diferente e mais crítica, com mais sabedoria para fazer escolhas melhores.
O Formato acontece assim:
1) QUILOMBO DOS MULATOS - JARDIM-CE
Oficina de Lutehria, Percussão e cantos tradicionais afro-brasileiros com o Mestre Vanildo Franco - janeiro 2025 (Quilombo dos Mulatos) - 60h/aula (2 semanas)
Oficina de Dança Criativa com a Profa. Yara (Colômbia-Ceará) (Quilombo dos Mulatos) - Janeiro/fevereiro 2025 - 60h/aula (duas semanas)
2) QUILOMBO DOS SOUZA - PORTEIRAS-CE
Oficina de Luteria, Percussão e cantos tradicionais afro-brasileiros com o Mestre Vanildo Franco - janeiro 2025 (Quilombo dos Souza) - 60h/aula (2 semanas)
Oficina Corpo Brincante - Profa. Valéria Pinheiro (Quilombo dos Souza) - fevereiro 2025 - 60h (duas semanas)
Informações na nossa rede Instagram @valeriapinheiroabcvata
OBS: Demos prioridade ás crianças estudantes da rede pública estadual e municipal com 50% das vagas. Importante observar o recorte de crianças entre 4 e 13 anos
As crianças tiveram acesso a danças criativas: (envolvendo as danças e ritmos da tradição nordestina, tais como: côco, maracatus, reisados, maneiro - pau, lapinhas, Bandas Cabaçais etc. e foram introduzidas á construção do Mateus e Catirina (arquétipos da tradição nordestina), além de terem também uma introdução musical aos cantos e ritmos desse universo. Além de um rico mergulho em danças tradicionais do universo afro-indígena colombiano.
Todos os encontros estiveram ancorados na ideia da "BRINCADEIRA".
Foram encontros ministrados por três profissionais entre eles: a Professora Valéria Pinheiro, que construiu a técnica do "Corpo Brincante" com sua companhia de Dança, a Cia. Vatá nos últimos 30 anos e seus 45 anos de historias na dança, e nesse território faz uma imersão no contexto infantil com essa técnica.
OO Mestre Vanildo Franco, que é um Luthier renomado do Ceara, e que construiu com as crianças tambores do universo afro-indígena, e ministrou aulas de percussão e cantos tradicionais.
E tivemos a honra da presença da Mestra Yara, uma colombiana que estando em Fortaleza fazendo Mestrado, pode vim ministrar dança no universo afro-indígena colombiano, trazendo a dança "Son de negro" característica da Colômbia.
Além dos professores acima mencionados, o projeto teve a presença da Mestra Maria de Tiê (tesouro vivo do estado do Ceará), aumentando ainda mais a experiência estética das crianças.
A ideia foi brincar, conhecendo um pouco daquilo que lhes é parte da identidade.
Ficha Técnica:
Coordenação Pedagógica: Valéria Pinheiro
Produção Executiva: Luana Florentino
Identidade Visual: Fabio Viana
Dição de Comunicação: Lara Alencar
Professores: Vanildo Franco, Yara, Valéria Pinheiro
Direção de Audiovisual: Thiago Américo
Direção artística: Jeferson Vieira
Assistente de merenda: Angelita Agda e Sra. Josa
Local de realização: Quilombo dos Souza e Mulatos